segunda-feira, 12 de março de 2012

Como Construir Uma Casa Na Árvore


Sei que muitos esperavam por esse post, então vamos lá!

Material:
-Trinta parafusos para madeira (auto-atarraxantes) de
15cm, de cabeça hexagonal, com arruelas boas e fortes
-Oito parafusos auto-atarraxantes de 20cm, de cabeça
hexagonal, com arruelas.
-Trinta e dois parafusos auto-atarraxantes de 20 cm,
de cabeça hexagonal e arruelas.


-Vigas de 7,5 x 10 com; pelo menos 5 m, mas é melhor
arranjar 6.
-20 de tábuas de pinho com 5 x 15 cm.
-Vigas de 5 x 10 cm para sustentar o telhado e as
paredes: 10 m + 46 m = 56 m.
-Assoalho de pinho para a escada: s,5 m².
-Serra de fita elétrica, furadeira elétrica, serrote
(de preferência, uma serra de mesa).
-Nível.
-Brocas grandes de 14, 16 e 18 mm.
-Escada de armar e escada comprida.
-Corda de segurança.
-Um saco de pregos e um martelo.
-lambri ou forro suficiente para cobrir quatro meias-
paredes, com área total de 7,8 m².Acrescente
aproximadamente 4,5 m² para o telhado
-Chave de boca para apertar os parafusos de cabeça
hexagonal.
-Formão para abrir as cavidades das dobradiças
da porta alçapão.Duas dobradiças.
-Quatro pitões grandes que possam ser aparafusados
no tronco da árvore.
-Saco de pano para contrapeso do alçapão.

Para construir a plataforma, precisa-se de tábuas de pinho de 5 x 15 cm, encontradas em qualquer loja de madeira.A base normalmente tem 2,1 m x 2,1 m e, assim, usam-se oito pedaços de 2,1 m e um a mais para guardas.No total: 19,5 m com 5 x 15 cm.

A maioria dos pais vai ter o cuidado de construir a casa do jeito mais seguro possível.Ninguém vai querer que uma coisa tão pesada caia com você lá dentro.Sempre que possível,de preferência exagere no material (por isso o listão de materiais), trabalhando com base no principio de que ''se houver uma guerra nuclear, esta casa na árvore vai continuar de pé''.

Escolha a sua árvore e verifique se a casa dará para o quintal do vizinho.Pois, se ele não gostar, pode pedir que você a derrube.Escolha a que altura a base ficará do chão.Isso vai depender, entre outras coisas, da sua idade;o ideal é dois metros e vinte do chão.É claro que as casas mais altas impressionam mais, porém, por outro lado são mais difíceis de fazer.Se o solo onde ela fica, for muito macio, use uma tábua para que os pés da escada afundem, podendo causar um acidente.

                                                              A PLATAFORMA


É preciso abrir um furo para os parafusos auto-atarraxantes; para isso, é preciso ter uma furadeira com a broca adequada e um fio de extensão com comprimento suficiente para chegar à árvore.

Construa a plataforma de acordo com as fotos                                                                                                                                                                     

Tábuas de 5 x 15 cm.2,10 m de comprimento.Presas por três parafusos de
de 15 cm.Desenho fora de escala.
Cruzar as tábuas de 5 x 15 cm a 90 graus 
Quadrado de 2,10 m construído em volta do par superior de tábuas.
Dois parafusos de 15 cm em cada canto.

Os esteios feitos com as vigas de 7,5 x 10 cm são muito fortes , provavelmente fortes demais para o serviço.Como o tronco é irregular, provavelmente precisarão ter comprimentos diferentes.Primeiro corte-os mais ou menos do tamanho e seja generoso.A parte mais difícil é cortar a junta onde a parte de cima do esteio se junta à plataforma.

A força vem do fato de que a plataforma descansa sobre uma superfície plana nos quatro cantos.A junta usada lembra a boca aberta de um pássaro.Corte-a à mão, fazendo a marcação com o máximo de cuidado.A primeira tarefa é retirar um triângulo retângulo com dois cortes de serrote.

Marque um ponto a 10 cm da ponta, de ambos os lados, e depois faça uma linha até ele vindo da ponta oposta.Repita o procedimento para que tenha duas linhas diagonais.Onde elas se encontrarem, será o ponto central.Meça tudo duas vezes.Corte da borda para dentro.

O segundo, corte o mais difícil em termos espaciais, desce reto de um dos lados cortados na direção do outro.Mais uma vez, meça com muito cuidado o corte.Vale a pena treinar primeiro num pedaço de madeira qualquer.No final, você terá quatro pontas que se encaixam direitinho por dentro do canto da plataforma principal e também a sustentam.

Os parafusos de 20 cm podem parecer grandes demais para prender os quatro esteios ao tronco, mas lembre-se tudo vai se apoiar sobre eles.Fure toda a extensão do 10 cm do esteio, de modo que mais 10 cm de aço entrem na árvore.Não se preocupe, você não vai matá-la.As árvores são muito resistentes e a poda de um jardineiro causa-lhes mais mau do que isso, e além do mais ela não possui sistema nervoso, então não vai sentir dor...

Quando os quatro esteios estiverem no seu lugar, a plataforma não poderá se inclinar sem quebrar um deles.Isso é praticamente, impossível.Em testes realizados foram colocados seis adultos dentro da casa pronta, com um peso total de mais de 390 kg.

Para preencher os espaços entre a plataforma, usam-se tábuas de 5 x 15 cm.Corte o contorno do tronco nas tábuas, deixe um espaço para permitir o movimento da árvore quando ventar, e para ter onde jogar a poeira quando varrer a sua casa.

                                                               AS PAREDES 
É fácil montar retângulos no chão e depois içá-los até o seu lugar.O problema e que são muito pesados, portanto, use cordas e pelo menos, duas pessoas.Não tente levantar as paredes se não estiverem presas numa corda forte.

Para cada parede, usam-se vigas de 10 x 5 cm, com parafuso de 10 cm, para uni-las.Planejamos cobrir a parte inferior de cada parede com lambri, a não ser num dos lados, que ficou aberto, tendo só uma tela de arame para que as crianças não caiam.Foi importantíssimo ter uma furadeira/parafusadeira com força suficiente para enfiar os parafusos diretamente na madeira se abrir um furo antes.

O formato conseguido foi um retângulo simples com uma divisória e uns suportes verticais.Na hora decidir a altura, lembre-se que a casa na arvore é para ''crianças''.Fizemos com 1,70 m, o que certamente foi bem generoso. 

Cada parede foi colocada em cima do assoalho e aparafusada de cima para baixo.Observe que tudo vai parecer meio bambo neste estágio.As quatro paredes vão apoiar-se uma nas outras e, quando você colocar a última delas, o conjunto ficará extremamente sólido.O telhado também vai aumentar a estabilidade.

Observe ainda que duas paredes são mais baixas que as outras duas, portanto, planeje e meça com o máximo de cuidado, senão vai passar por maus bocados.Talvez a cabeça dos parafuso também atrapalhe.Embora isso leve tempo, seria bom fazer um orifício embutido para elas, com uma broca para madeira de 3/4 de polegada (16 ou 18 mm). Além dos parafusos auto-atarraxantes de 10 cm, usam-se quatro parafusos de 15 cm, com porcas, para juntar as laterais.


                                                                O TELHADO
O telhado do meu manual, é muito complexo, o que é um tanto desnecessário, o que pode ser feito é, comprar uma manta impermeável e colocar tábuas de 5 x 15 cm cobrindo a casa, colocando parafusos auto-atarraxantes para prender as tábuas as paredes.

                                                               AS PAREDES  
Para cobrir a parte de baixo das paredes, pode pegar qualquer tábua, e pregar à parede, essa parte fica a seu gosto.
                                                              O ALÇAPÃO 
O alçapão é basicamente um pedaço de compensado com dobradiças de janela.

Depois de terminar, espere uma noite, de verão, leve uma almofadas, seus quadrinhos favoritos, e um lanche, todo o ar fresco lá de fora vai dar fome.

0 comentários:

Postar um comentário